Quando compramos um móvel, optamos por um material bonito, e também resistente, não é mesmo? A sugestão mais indicada é o MDF, pois ele atende a todos esses pedidos e ainda possui grande versatilidade, podendo ser utilizado para diferentes funções e ambientes.
Porém, mesmo usando um material de extrema qualidade, é necessário manter alguns cuidados para preservar toda a parte de marcenaria ao longo do tempo, e é disso que vamos te explicar e dar algumas dicas para você!
Utilize MDF certo para as áreas úmidas
Antes da escolha do material que mais lhe agradou, analise o local onde a matéria-prima será aplicada. Isso é importante, pois caso o ambiente for mais úmido, como cozinhas, banheiros ou lavanderias, o recomendado é investir em um material específico para essas áreas. Que tenha uma proteção extra para umidade, capaz de preservar a madeira, não permitindo que o vapor ou a umidade causem dano ao material.
Um exemplo de MDF é o Hidrófugo da ARAUCO, um produto que possui, em sua composição, um mix de resinas especiais que inibem o substrato de inchar, tornando-o mais resistente a umidade.
Evite contato com a água
Mesmo existindo MDF específico para ambientes úmidos, isso não quer dizer que em contato direto com a água ele resista pois, quando isso acontece, o material estufa e esse processo é irreversível.
Isso também pode acontecer quando se esquece um pano úmido em cima do mdf por exemplo. Nesses casos, o ideal é substituir a peça ou parte dela. Então caso a madeira molhe por acidente, procure secar imediatamente e abra as portas e janelas para o ar circular no espaço e evitar mofo.
Tome cuidado com a exposição direta à luz do sol
A luz do sol em excesso e constante pode danificar a estrutura do MDF ou alterar a cor original do acabamento, mesmo no caso dos materiais mais resistentes. Por isso uma solução para um ambiente que não tenha a possibilidade de mudar o móvel de lugar é a instalação de persianas que permitam a luminosidade entrar porém, que preservem o objeto da luz extrema.
Use o mínimo para a limpeza
Para a limpeza do material, é bastante simples: um pano levemente umedecido, ou seco é o ideal. Prefira usar uma flanela branca, para evitar manchas e não deixe de secar muito bem o móvel caso foi utilizado um pano levemente úmido. Caso haja sujeiras resistentes, o ideal é o uso de um pano macio com sabão neutro. Depois para tirar os resíduos do sabão é recomendado passar um pano seco.
O uso de produtos químicos, ceras, ou álcool não são recomendados, pois podem agredir o material, deixando manchas que não saem mais. Em casos que a superfície esteja muito engordurada, o ideal é o uso do sabão de coco, deixando produtos desengordurantes de fora.
Uma outra dica é realizar a limpeza com movimentos na mesma direção da textura natural da madeira.
Preste atenção às ferragens dos móveis
As ferragens também exigem cuidados. Um por exemplo, seria a cozinha, pois a mobília sofre mais desgaste, devido aos temperos que são usados nesse ambiente, como é o caso do sal.
Portanto, evite o contato de algumas especiarias sob a superfície e use forros sobre a madeira para um armazenamento mais seguro. Além disso, sempre manter as dobradiças e corrediças lubrificadas e em bom funcionamento.
Evite colocar peso
Na hora de planejar os móveis, é importante ja pensar quais objetos serão guardados sobre ele, para que ele tenha o suporte devido. Pois o apoio de mais peso do que o ideal pode empenar o MDF.
Além disso não é recomendado deixar objetos muito quentes, como por exemplo panelas e assadeiras, e contato direto com o material.
Quer saber mais dicas e curiosidades sobre marcenaria?
Confira nossos outros Blog’s aqui em nosso site
https://auramarcenaria.com.br/: Como cuidar do móvel de MDF, 3 dicas para manter sempre novo https://auramarcenaria.com.br/blogauramarcenariadicaseexemplosparavoce/: Como cuidar do móvel de MDF, 3 dicas para manter sempre novo